Low Carb: a dieta aliada da boa saúde e do emagrecimento

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Blog

Dieta do Mediterrâneo, Dieta Paleolítica, Jejum Intermitente, Reeducação Alimentar, Dieta Atkins, Dieta Líquida, Dieta da Lua e tantas outras dietas que, com a proximidade do verão, vão voltar às rodas de conversas.

Uma coisa é certeza, a mesma dieta que é boa para uma pessoa pode não ser para outra e a melhor dieta para cada um é aquela que atende melhor às suas necessidades e objetivos. E, claro, apenas um profissional, no caso, nutricionista, poderá orientar, corretamente, qual a melhor estratégia que você precisa seguir.

E, definida sua estratégia junto a um profissional, seja para manter seu peso, seja para emagrecer, ganhar massa magra ou controlar alguns problemas de saúde, a dieta Low Carb tem sido muito recomendada por profissionais, já que seu princípio está no baixo consumo de carboidratos simples, principalmente os refinados e de alto índice glicêmico que causam inflamação nas células, retenção de líquidos e a alta na liberação de insulina na corrente sanguínea para controlar a entrada de açúcar no sangue (sim, o carboidrato simples vira açúcar no sangue).

A Low Carb é uma dieta que combina proporções equilibradas de proteína, gordura boa e carboidrato bom, priorizando a baixa ingestão de carboidratos simples, os de baixo índice glicêmico e focando no consumo controlado dos carboidratos de alto índice glicêmico, isto é, aqueles integrais e provenientes de legumes, verduras e frutas que possuem absorção mais lenta no organismo.

O estudo PURE, publicado recentemente na revista “The Lancet” e apresentado em um congresso europeu como a avaliação mais abrangente da influência dos macronutrientes na mortalidade das populações, apontou que o consumo mais elevado de carboidratos teve relação direta com a mortalidade. Entre os 20% com dietas mais ricas em carboidratos, a mortalidade foi 28% mais alta, do que aquela entre os 20% com dietas mais pobres nesse nutriente (informações do site do Dr. Drauzio Varella).

Com isso, a dieta Low Carb, justamente por prever uma baixa ingestão de carboidratos ruins, é recomendada na prevenção e controle do diabetes, além de proporcionar maior saciedade e auxiliar, significativamente, no processo de emagrecimento.

Ok, entendido, mas, na prática, como seria um prato Low Carb? Quer um exemplo?

Abobrinha recheada com carne moída ao molho Pomodoro! Nesse prato você tem baixo carboidrato vindo da abobrinha e do tomate que gerou o molho Pomodoro e tem a proteína e a gordura boa da carne! Pronto! Simples assim! Você consegue, em um prato Low Carb, obter fontes de vitaminas, macronutrientes e muito sabor.

Abobrinha recheada com carne é uma excelente opção Low Carb na sua dieta

 

Outro exemplo: Lasanha de abobrinha ao molho Bolonhesa. Mas, pera lá! Como assim, lasanha? Sim, lasanha sem massa! As camadas da lasanha são de abobrinha e do molho Bolonhesa. Aqui, novamente, temos carboidrato bom da abobrinha (todos os legumes possuem um teor de carboidrato bom) e temos a proteína e gordura boa da carne que vai no molho Bolonhesa! Bingo! Sabor em um prato super saudável que vai manter sua dieta em dia!

Quer conhecer outras opções de pratos Low Carb em marmitinhas saudáveis que eu posso entregar direto na sua casa ou escritório? Entre em contato e será um prazer lhe atender!

Kibe também pode ser super saudável em uma dieta Low Carb

Ah, eu já ia esquecendo! E se eu te falar que as nossas marmitinhas saudáveis Low Carb têm preços a partir de R$ 16,00? Pois é, super acessível.

#partiulowcarb?

Eu sou o Chef Bruno Schadeck e este é o nosso Blog Cook Smart Foods. Sejam sempre muito bem-vindos e bem-vindas! Fico muito feliz que você tenha chegado até aqui!

Siga também nas nossas redes sociais:

Instagram: @cooksmartfoods

Facebook: /cooksmartfoods

Um abraço saudável!

Chef Bruno Schadeck