Ômega 3: Por que consumir?

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Blog

Muito possivelmente você já ouviu falar em ômega 3. Mas, você sabe, ao certo, o que é ômega 3 e para que serve? Vamos lá:

O ômega 3 é uma gordura poli-insaturada que representa uma família de ácidos graxos composta por três variações: ácido alfa-linolênico (ALA), ácido eicosapentaenoico (EPA) e o ácido docosahexaenoico (DHA).

A principal função dessa gordura ômega 3 é proteger a saúde do coração e do cérebro! Bom, nem precisa falar sobre o quanto esse tipo de gordura é essencial para nossas vidas! Protege coração e cérebro, não precisa dizer mais nada, né?

E quais são as principais fontes de ômega 3? São os peixes! Na verdade, ômega 3 é encontrada em outros animais marinhos, mas, dos que consumimos mais frequentemente, os mais comuns são os peixes.

E outro ponto muito importante é: o nosso organismo não produz esses ácidos graxos essenciais, por isso, são ditos “essenciais”. Eles previnem coágulos de sangue que podem levar ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou ao infarto. Reduzem os índices de triglicérides (gordura ruim para o organismo), além disso, ajudam a evitar as arritmias cardíacas, mantendo a atividade elétrica do coração estabilizada.

O cardiologista Michael Burr, do Centro de Pesquisas Médicas de Cardiff, no País de Gales, constatou que “vítimas de ataques cardíacos aumentaram as chances de evitar novos problemas em 29%, passando a comer peixes ricos nessa gordura pelo menos duas vezes por semana”.

Mas, na prática, peixe não é um prato que está aí todo dia na mesa do brasileiro, como está a carne, o frango, o arroz com feijão e os ovos.

O peixe não é comumente consumido nas cidades mais afastadas das regiões litorâneas, como é o caso de São Paulo.

Mas, como dissemos lá no começo deste texto, ômega 3 só é encontrado em animais marinhos, ou seja, é recomendado que, pelo menos uma a duas vezes por semana essa proteína seja incluída no seu cardápio.

Quando eu elaborei o cardápio das nossas marmitinhas com refeições saudáveis eu pensei que não poderia deixar o peixe de fora justamente porque é um alimento muito saudável e porque, vindo prontinho na marmitinha, facilitaria muito a vida das pessoas.

Quer ver só? Que tal um peixe à Brasileira com arroz integral ou batata doce? Ou, ainda, peixe à Brasileira com abóbora ou mandioquinha?

Peixe é saudável e protege o coração e o cérebro

É a combinação perfeita de proteína de alto valor biológico (peixe) com a gordura boa (ômega 3) e o carboidrato bom (arroz integral, batata doce, abóbora ou mandioquinha). Pratos saborosos, equilibrados, super saudáveis e que ainda são extremamente práticos. Ah, e eu entrego na sua casa ou escritório para facilitar a sua vida!

Quer conhecer outras opções de refeições saudáveis em marmitinhas? Acesse nosso site!

Ah, eu já ia esquecendo! E se eu te falar que as nossas marmitinhas saudáveis com peixe têm preços a partir de R$ 18,00? Pois é, super acessível.

#partiupeixe?

Eu sou o Chef Bruno Schadeck e este é o nosso Blog Cook Smart Foods. Sejam sempre muito bem-vindos e bem-vindas! Fico muito feliz que você tenha chegado até aqui!

Siga também nas nossas redes sociais:

Instagram: @cooksmartfoods

Facebook: /cooksmartfoods

Um abraço saudável!

Chef Bruno Schadeck